sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Uma semana sem cigarro para quem nunca fumou, não deve significar lá grande coisa, mas para quem conviveu com o vício por mais de 30 anos sabe muito bem a que estou me referindo, sabe o quanto é importante esse momento.

É um divisor de águas entre a possibilidade de pegar um cigarro, acender e mandar tudo prá PQP, ou continuar na árdua e ingrata luta contra o vício, de certa forma mais ameno, mas tão ou mais perigoso que o primeiro dia de abstinência. É uma luta de você contra você mesmo!!

A lógica de um fumante em abstinência não é previsível, bem como seu humor. Alterna de euforia plena para melancolia profunda em poucos minutos, tudo muda em função do pensamento recorrente sobre a vontade de fumar novamente.

Mas vamos devagar, e como dizia minha avó: CADA DIA COM SUA AGONIA!



quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Hai-kai prá quebrar a rotina

"Se um dia resolver fugir; Não se esqueça de me chamar.
Não lhe prometo convencer de ficar, mas posso fugir com você..."

Eu chego lá...

Zyban ou Champix? Eis a questão!

Pois bem, ontem fui na Psicóloga indicada pelo meu amigo Paulo...não imaginava até que ponto isso seria necessário, pois achava que bastaria ele indicar a medicação mais apropriada e estaria tudo resolvido, entretanto, aceitei a sugestão e confesso que fiquei surpreso e gostei muito.

Até porque tagarela do jeito que sou, em vez de falar apenas do cigarro, acabei tendo uma conversa bem agradável com a Drª Bartira que me deixou a vontade para fazer uma das coisas que mais gosto: Falar! e lá se foram 2 horas de papo!

Já ouvi e li sobre milhares de provérbios chineses, japoneses, turcos, arabes e mais uma dezena de idiomas, sobre a sabedoria de ouvir muito e falar pouco. Prá mim isso não funciona, pois gosto de falar e de falar sobre minha vida e minhas relações pessoais e não me sinto melhor ou pior por dizer o que penso. Nem me sinto invadido, exposto, etc. e esse outro monte de babaquices que transformam a gente numa esfinge.

"Decifra-me ou te devoro!" nunca foi muito o meu lema.

Como disse a Doutora, fui tratar de um assunto e acabei falando sobre vários.

Mas vamos deixar essa conversa mais prá frente, porque ainda não decidimos que roteiro vamos seguir e quem só leu essa parte não está entendendo patavina, ou seja coisa nenhuma.

Na próxima semana saberei se vou usar alguma medicação para auxiliar no combate ao tabagismo ou não será necessário e vai ser mesmo só na força de vontade.

Enquanto isso, ainda na dúvida sobre viajar ou não no feriadão da república.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

DDD - Dente, Depressão e Dedada!

Acordei nessa 2ª Feira disposto a correr em médicos e dentistas e já por volta das 9:00hs estava a caminho...

Primeiro fui ao Urologista...é que depois dos 40 é sempre bom e faz bem prá pele digamos, dos países baixos, saber como anda a saúde do seu bilau e da sua querida próstata.

Ou você acha que a gente só morre de câncer por causa do cigarro? hehe infelizmente não amigão, o câncer de próstata leva homens mais cedo pró buraco tanto quanto o câncer do pulmão. Tá lá o safado na 2ª posição coladinho.

Se quiser saber mais, dá uma lida na matéria do INCA sobre o assunto e aproveite para fazer uma visitinha ao seu Doutor querido e não se desespere e levar a famosa DEDADA, pois hoje em dia ela só se torna necessária se for detectada alteração no exame de PSA - Antigeno Prostático. Além de tudo esse é um tabu antigo demais para fazer com que homens em pleno século XXI deixem de cuidar da sua saúde por puro preconceito machista e descabido. Ui....

Hehehe gozação à parte é muito lindo você cuidar do seu pulmãozinho largando o cigarro e deixar de cuidar de outras cositas que são tão necessárias quanto.



Já no período da tarde tinha consulta marcada no Dentista pois faz tempo que um reles dente vem me perturbando a paciência. Já decidi que não termino o ano sem resolver isso!!

Ou termino logo esse tratamento de canal, coloco o pino e fico livre ou parto logo para o implante definitivo, pois não dá prá ficar dando uma de Heloisa Helena né mesmo?

Já no final da tarde fui procurar o Paulo, psiquiatra meu amigo que me havia receitado bubropiona há 3 anos atrás na minha última tentativa de parar de fumar.

Prá quem não sabe ou está procurando mais informações, assim como eu tenho feito bastante nos blogs dos internautas que estão lutando contra a dependência da nicotina, a bupropiona é um excelente antidepressivo que auxilia e muito na redução da ansiedade.

Sabendo disso e consciente que na minha última tentativa, consegui ficar quase 4 meses sem fumar e só voltei porque literalmente "baixei a guarda" num final de semana, achando que já tinha dominado o vício, resolvi procurar esse meu amigo para solicitar-lhe ajuda sobre minha nova tentativa de abandonar o vício.

Além do medicamento (Zyban, Zeltron, Welbutrim, etc.) que deverei retomar como auxilio nessa jornada, ele me informou sobre uma nova medicação que está sendo utilizada e com resultados bastante satisfatórios no combate ao tabagismo, chama-se Vareniclina mais conhecido como Champix®.

Segundo os estudos, esse novo medicamento tem ação bem superior aos efeitos da bupropiona, mas o custo é bem mais elevado, prevendo-se um gasto de R$ 950,00 em média por 12 meses de tratamento com a nova droga.

É Pena porque o que estou economizando esses dias com o Quitometro ainda não dá prá comprar nem a bula desse novo remédio. O jeito é ir tomando chá de camomila prá segurar o monstro da ansiedade!!Mas vou seguindo e segurando minha onda... pertinho de completar os primeiros 100 cigarros não fumados.

Até mais ...



segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Fumaça no Céu - 3º Dia



Pois é, a única fumaça que vi como muito prazer nesse 3º dia de abstinência foi a da Esquadrilha da Fumaça que fez uma apresentação aqui na minha cidade.



Como é bom ver que alguma coisa no nosso Brasil sempre foi tão perfeita e sempre deu tão certo né? Nunca ouvi falar de nenhum erro ou acidente envolvendo essa turma que tem como meta, oferecer diversão e entretenimento a todos nós.



Parabéns a turma da Esquadrilha da fumaça pela semana da Asa e parabéns a mim que só vi a fumaça no céu!!


Até mais ...

domingo, 11 de novembro de 2007

48 horas e Amigos...

Já se foram 2 dias, apesar da vontade hoje ter batido o recorde em alguns momentos, consegui superar esse dia apesar do pensamento quase todo focado no cigarro. Isso é o que se pode chamar literalmente de DROGA!!

Mas um acontecimento maravilhoso se passou no começo da manhã e estendeu-se pela tarde.

Foi o fato de ter me inscrito no fórum do Quitometro e ter me atrevido a colocar um tópico em português.

Se tiverem curiosidade, dêem uma olhada aqui.

Olha, a acolhida que por lá tive não se compara a nada que tenha experimentado nesses dias em matéria de apoio e solidariedade à minha luta para abandonar o vicio do cigarro.

E o que me chamou atenção além do carinho com que fui recebido, foi que esse tinha sido o PRIMEIRO TÓPICO em língua portuguesa no fórum deles.

Vou manter permanente contato com essas pessoas fantásticas, que mesmo do outro lado do oceano atlântico, dedicaram alguns minutos de suas vidas para se dedicar à minha luta, confortando-me com palavras ESPANHOLAS que me deixaram emocionado como se BRASILEIRAS fossem.

GANHEI MAIS UM DIA NA LUTA CONTRA O FUMO E UM PAR DE AMIGOS A QUEM RECORRER QUANDO FRAQUEJAR.

Até mais ...