terça-feira, 4 de março de 2008

Cem dias!

Pois é...
E já foram mais de 100 dias sem sentir o gosto da nicotina na boca.
O que posso dizer é que até aqui me comportei como "gente grande" resistindo à tentação e criando obstáculos mentais para quando a vontade ficasse mais forte.
Confesso que estou surpreso e muito com minha força de vontade, até porque nas últimas tentativas eu sempre falhava antes de completar os 100 dias e hoje me vejo rompendo essa barreira e já bem mais próximo dos 120 dias e sentindo uma certo conforto e bastante equilíbrio emocional para manter minha postura e continuar sem fumar.
O que posso dizer mais, é que nunca imaginei que um simples blog na vasta imensidão da Internet iria me ajudar tanto a superar as fases difíceis da abstinência.
Passei natal, ano novo, carnaval, períodos extremamente propícios para voltar a fumar e permaneci firme no meu propósito.
Percebi que consegui controlar um outro problema até então considerado sem solução: Ansiedade!
Notei que ela era uma das maiores responsáveis pelo insucesso com relação ao fumo, porque disparava uma série de gatilhos que desembocavam necessariamente no cigarro.
Rompi também com a ansiedade!
Fiquei mais confiante com relação à minha atitude perante o próprio cigarro, pois hoje não tenho mais medo dele. Ele é que passou a temer a minha presença nos dedos dos amigos que antes me ofereciam - para testar minha força de vontade - e hoje se escondem porque eles (os amigos) se sentem impotentes perante o vício e verificam que eu tenho vencido sem demonstrar desespero ou sentimento de perda.
Obrigado aos comentários de apoio.
Obrigado ao amigo Vinho sempre presente, ao Cláudio também. Até o Artemus deu uma passada por aqui e me deixou muito feliz, pois aprendemos muito com a sua experiência (espero que recupere seu blog amigo).
E vamos em frente!