terça-feira, 13 de novembro de 2007

DDD - Dente, Depressão e Dedada!

Acordei nessa 2ª Feira disposto a correr em médicos e dentistas e já por volta das 9:00hs estava a caminho...

Primeiro fui ao Urologista...é que depois dos 40 é sempre bom e faz bem prá pele digamos, dos países baixos, saber como anda a saúde do seu bilau e da sua querida próstata.

Ou você acha que a gente só morre de câncer por causa do cigarro? hehe infelizmente não amigão, o câncer de próstata leva homens mais cedo pró buraco tanto quanto o câncer do pulmão. Tá lá o safado na 2ª posição coladinho.

Se quiser saber mais, dá uma lida na matéria do INCA sobre o assunto e aproveite para fazer uma visitinha ao seu Doutor querido e não se desespere e levar a famosa DEDADA, pois hoje em dia ela só se torna necessária se for detectada alteração no exame de PSA - Antigeno Prostático. Além de tudo esse é um tabu antigo demais para fazer com que homens em pleno século XXI deixem de cuidar da sua saúde por puro preconceito machista e descabido. Ui....

Hehehe gozação à parte é muito lindo você cuidar do seu pulmãozinho largando o cigarro e deixar de cuidar de outras cositas que são tão necessárias quanto.



Já no período da tarde tinha consulta marcada no Dentista pois faz tempo que um reles dente vem me perturbando a paciência. Já decidi que não termino o ano sem resolver isso!!

Ou termino logo esse tratamento de canal, coloco o pino e fico livre ou parto logo para o implante definitivo, pois não dá prá ficar dando uma de Heloisa Helena né mesmo?

Já no final da tarde fui procurar o Paulo, psiquiatra meu amigo que me havia receitado bubropiona há 3 anos atrás na minha última tentativa de parar de fumar.

Prá quem não sabe ou está procurando mais informações, assim como eu tenho feito bastante nos blogs dos internautas que estão lutando contra a dependência da nicotina, a bupropiona é um excelente antidepressivo que auxilia e muito na redução da ansiedade.

Sabendo disso e consciente que na minha última tentativa, consegui ficar quase 4 meses sem fumar e só voltei porque literalmente "baixei a guarda" num final de semana, achando que já tinha dominado o vício, resolvi procurar esse meu amigo para solicitar-lhe ajuda sobre minha nova tentativa de abandonar o vício.

Além do medicamento (Zyban, Zeltron, Welbutrim, etc.) que deverei retomar como auxilio nessa jornada, ele me informou sobre uma nova medicação que está sendo utilizada e com resultados bastante satisfatórios no combate ao tabagismo, chama-se Vareniclina mais conhecido como Champix®.

Segundo os estudos, esse novo medicamento tem ação bem superior aos efeitos da bupropiona, mas o custo é bem mais elevado, prevendo-se um gasto de R$ 950,00 em média por 12 meses de tratamento com a nova droga.

É Pena porque o que estou economizando esses dias com o Quitometro ainda não dá prá comprar nem a bula desse novo remédio. O jeito é ir tomando chá de camomila prá segurar o monstro da ansiedade!!Mas vou seguindo e segurando minha onda... pertinho de completar os primeiros 100 cigarros não fumados.

Até mais ...



2 comentários:

Anônimo disse...

Ando meio perdida quanto a melhor maneira de te ajudar nessa empreitada. Vc sempre alega que somente quem passou por isso pode avaliar quão é difícil, que nós, que nunca fumamos não podemos criticar ou opinar sobre o modo de proceder para abandonar o vício.
Assim, fico contendo a vontade de parabenizá-lo por receio de gerar espectativas, que por sua vez o façam sentir pressionado. Acontece que se fico mais de longe, deixando vc à vontade, tb sou cobrada... eita processo louco, sô!
Acho q tb vou tomar um ansiolítico... ou consultar blogs de mulheres não-fumantes q sobreviveram aos maridos quando estes largavam o vício.
Brincadeiras à parte, siaba q continuo na sua torcida, independente do resultado, nesses quase cinco dias sua determinação tem me impressionado e tenho gostado da leveza com que vc tem tocado em assuntos sérios no blog. No mais... me dê dicas, não surte e não me deixe surtar!! bjss
Continuo.

Anônimo disse...

Puxa, meu sonho de consumo e aguentar o mau-humor do maridão no dia que ele resolver parar, por enquanto é só intenção, mas continuo acreditando nele. Antonio eu te entendo pois já parei de fumar milhões de vezes...mas entendo muito a inseguraça da anonima, a gente fica torcendo, morrendo de medo de dizer uma coisa errada e ir tudo por água abaixo!!
Parabéns para você e sorte para vocês em casa!!