segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

INIMIGO MEU



Tenho dormido e acordado super bem de uns 4/5 meses prá cá, levantando por volta das 6:00 hs depois de uma noite tranquila e passando boa parte do dia disposto e ativo como há muito tempo eu não conseguia.

Tenho plena consciência de que a ausência de nicotina no meu organismo tem contribuído com esse bem estar.

Engordei uns quilinhos que terei que perder e já comecei esse processo fazendo hidroginástica das 7:00 às 8:00hs 4 dias por semana e bicicleta todos os dias pela tarde. Adoro andar de bicicleta.

Só agora perto de completar 500 dias sem fumar que venho me dando conta de como minha rotina e qualidade de vida, a de meus filhos e de minha mulher se alteraram também. Parece que algo de ruim gravitava em torno de mim - o que não deixa de ser verdade - e atingia a todos do meu lado.

Minhas conversas giravam em torno da necessidade que eu tinha de parar de fumar e da negação de minha consciência em iniciar esse processo lento e doloroso.

Hoje, posso dizer que depois de mais de 30 anos de convivência tenho um INIMIGO DECLARADO: O CIGARRO!

Como eu gostaria de resgatar todos esse anos perdidos, como eu gostaria de jamais ter experimentado um hollywood no banheiro da casa dos meus pais com apenas 14 anos de idade. A idade do meu filho mais velho!

Olho para ele hoje e me imagino na sua mesma idade e aprendendo a fumar! quanta idiotice, quanta imaturidade, quanta falta de informação. Quanta indignação.

Ainda bem que meus 4 filhos - sim tenho duas moças também, uma de 24 e outra de 23 anos - jamais tiveram duvidas sobre os males do cigarro e apenas a mais nova, tentou uma, duas vezes e não voltou a tocar mais em cigarro. E olha que na época em que elas tinham 14 anos, tanto eu como a mãe delas fumávamos muito e elas conviviam com o cigarro ali do lado. Nós permitíamos que esse inimigo circulasse livremente em nossa casa. Nesse aspecto não fomos bons pais.

Quisera eu resgatar o meu tempo e hoje com 46 anos poder dizer aos meus filhos que o pai deles jamais fumou na vida - isso nunca poderei fazer - entretanto eles poderão dizer isso aos filhos deles e isso já me deixa mais feliz, porque eu não tive escolhas na década de 70 quando tinha mãe e pai fumantes e nenhuma informação. E eles hoje podem escolher.

Queria dedicar esse pequeno texto a nossa amiga Viviane que está na luta novamente para parar com vício. Sucesso amiga, dessa vez vai!!

Gostaria também de mencionar, porque às vezes nos perdemos nos comentários dos blogs do outros amigos, Vinho, Cláudio, Karenin, Frejat, Mary, Beto, pessoal do ACTBR e tanto outros que contribuíram e contribuem para o sucesso de todos nós que estamos sempre alertas aos novos colegas e que acreditamos que para declarar mesmo o cigarro como seu INIMIGO NUMERO 1 só paciência, persistência e tempo ao tempo.

Portanto, Die Rumpfer você que é a nossa amiguinha mais nova, saiba que todos estamos do seu lado mesmo. Lemos tudo! torcemos por você como se de nossa família fosse. Não se sinta só ou deslocada. Sinta-se bem e quanto mais bem você estiver, mais tranquila vais estar para se ver livre definitivamente do cigarro.

Ufa, demorei quase 3 meses para parir esse novo texto. É que tá dificil escrever sobre esse moço sem me indignar. Tentarei ser mais frequente e antes que já esteja no meio do ano e eu como sempre atrasado - FELIZ 2009 PARA TODOS!

4 comentários:

Anônimo disse...

A. Ferro, MUITO obrigado pelo seu carinho e pelo seu apoio!!! Estou muito feliz em saber que não estou sozinha nessa luta. \o/

Hoje fui ao grupo de fumantes, que mencionei no meu blog. Meu pai foi comigo e também está me dando o maior apoio!

Estou usando adesivo de nicotina de 24 mg (vou usar por um mês), depois passa a ser o de 14 mg e por último o de 7 mg. E vou fazer uso oral da Bupropiona também.

Estou muito feliz! Deixei de fumar nessa madrugada, estou a quase um dia sem fumar!!! \o/ E com o adesivo, não sinto muita vontade. Quando vem aquela fissura, masco uma gominha de nicotina, que também está inclusa no tratamento, que dura 3 meses.

---

Minha mãe nunca fumou. Meu pai, deixou de fumar fazem 30 anos!!! E o que mais me impressiona é que foi por conta própria, sem ajuda de nada, até porque, na época em que ele parou, não existiam tratamentos.

Mas o cigarro também prejudicava minha família (meus pais - sou filha única). Minha mãe começava a tossir só com o cheiro da fumaça e meu pai nem podia sentir o cheiro...

Claro que quem fuma não prejudica só a si mesmo. Mas todos ao seu redor...

Mas me responde uma pergunta?
Você ainda sente vontades de fumar?

Um beijo e um abraço!


Die Rumpfer.

Anônimo disse...

Na ânsia de ler seu post, passei batido pelo meu nome. Confesso que fiquei enciumada quando você mencionou todos, exceto eu (mas relendo percebi meu equívoco). Ferro, muito obrigada pelo seu apoio, vou precisar muito do carinho de vocês, de palavras que me façam sentir apoiada. 14 dias, tô feliz demais da conta sô!

Anônimo disse...

Olá, A. Ferro. Também estou nessa batalha e o seu último post deu-me muita coragem. Três dias sem fumar, com ajuda de gomas.
Recomecei a fumar em 2006, depois de ter estado sete anos seguidos sem o fazer e a praticar muito desporto. Agora estou a tentar de novo, mas sempre recaio :-(
Este blog é um grande incentivo. Obrigada e até breve!

Karenin disse...

Grande Ferro,
volta e meia eu me revolto também com como me deixei seduzir pelo cigarro tempos atrás! Forçando-me a tragar mesmo achando ruim, pensando que uma hora eu acharia bom. Logo o nicotina, uma das drogas mais difíceis de largar... Bizarro! Estamos juntos na empreitada, muito obrigado pela força!!
Grande abraço K