quinta-feira, 17 de abril de 2008

160 Dias e 32 Quilômetros a mais...

Sem ter muito sobre o que falar para comemorar 160 dias sem fumaça nos pulmões e um dia após meu aniversário (diga-se de passagem, o primeiro em mais de 3 décadas sem a companhia do cigarro), resolvi fazer uma análise com os numeros do Quitometro e fiquei surpreso.
  1. Se já deixei de fumar quase 4.008 cigarros nesses 160 dias e cada cigarro mede 8 centímetros, então deixei de consumir 32.064 metros de fumo ou 32 quilômetros;
  2. Se cada cigarro pesa em média 5 gramas, então já deixei de consumir 20.040 gramas de fumo ou 20 kilos;
  3. Se cada cigarro leva em média 6 minutos para ser consumido, então economizei 24.048 minutos ou 400 horas ou ainda 16 dias com outras atividades;
Agora pensem comigo o quanto de nicotina e alcatrão deixei de consumir nesses 160 dias? Confesso que não sei quanto dessas substâncias tem em um cigarro, porque faz tempo que não pego em uma carteira (maço) para ler aquelas letrinhas miúdas que eles colocam no lado com o teor de alcatrão e nicotina, mas que deve ser muito para 160 dias.

Só sei que cada dia que passa minha consciência se livra da ilusão de sensação de bem-estar provocada pelas baforadas insanas e sem sentido, muitas vezes às 4:00/5:00hs da manhã, quando todos em casa dormiam e eu me consumia em um cigarro atrás do outro.

Só sei que nunca meus dentes estiveram tão limpos(após uma providencial ida na semana passada ao dentista para limpeza).

Só sei que minhas roupas andam cheirosas, minhas mãos perderam aquele cheiro horrível de cinzeiro, meu cabelos idem.

Só sei que sinto mais prazer em estar com meus filhos, pois eles não mais se afastam de mim para eu dar tragadas.

Acho que ganhei muito mais nesses 160 dias e espero continuar ganhando mais nos próximos, de tanto que já perdi.


6 comentários:

Anônimo disse...

Antonio, gostei demais desse post. Há apenas 65 dias parei de fumar, mas já vou fazer a conta, hehehe. Rapaz, de vez em quando fico pensando nos benefícios que a gente ganha abandonando a nicotina. É muita coisa mesmo. Atualmente, quando dou uma chegada ao rancho, aproveito mais, ando mais, sinto mais os cheiros e os gostos da terra, da mata, do rio e da comida. Estou trabalhando melhor, dormindo melhor, comendo melhor, me exercitando melhor e etc, principalmente o etc... hehehe, viva nóis. Um grande abraço. beto.

Anônimo disse...

Ferro,

Como sempre suas observações são certeiras e captam uma realidade quase nunca percebida.
É isso ai, conquistamos cada vez mais marcas e beneficios em nosso Quitometro.
Parabéns amigo pelos 160 dias e bem perto agora dos 200.
Abraços.
Vinho.

Anônimo disse...

Legal seu post Antonio. Realmente se pensarmos assim fica mais fácil dimensionar o tamanho do pepino que teremos que descascar um dia. E a propósito: feliz aniversário, meu amigo! Com os mais de seiscentos e cinquenta reais economizados, dá até pra se divertir bem aí em São Luis. Não te contei ainda, mas passo por aí às vezes. Costumo ficar hospedado na praia do Calhau. Mais precisamente no hotel San Fernando, ou no Sesc Olho D'água. Uma hora a gente se encontra nessa bela cidade. Um abração e um ótimo feriado!

Anônimo disse...

Achei muito interessante o escrito em 01/02/08, porquanto bastante verdadeiro. Se você não tiver aquela verdadeira convicção, aquela vontade que vem de dentro de você, o caminho será muito espinhoso.Pode usar quantos métodos quiser. Somente um método é infalível - o da FORÇA DE VONTADE! Parece-me que essa foi a sua mensagem. Espero que outros a leiam e a sigam.

Anônimo disse...

Olá Ferro, como vão as coisas? Achei este post lindo, cheio de verdadeiras percepções pós-cigarro. Parabéns! Abraços!

Anônimo disse...

Olá Ferro, parabéns pela sua atitude de parar de fumar e suas salutares descobertas. Estou sem fumar há 10 dias e me inspiro com suas descobertas para continuar a batalha de deixar o vício. Força pra nós!