terça-feira, 4 de março de 2008

Cem dias!

Pois é...
E já foram mais de 100 dias sem sentir o gosto da nicotina na boca.
O que posso dizer é que até aqui me comportei como "gente grande" resistindo à tentação e criando obstáculos mentais para quando a vontade ficasse mais forte.
Confesso que estou surpreso e muito com minha força de vontade, até porque nas últimas tentativas eu sempre falhava antes de completar os 100 dias e hoje me vejo rompendo essa barreira e já bem mais próximo dos 120 dias e sentindo uma certo conforto e bastante equilíbrio emocional para manter minha postura e continuar sem fumar.
O que posso dizer mais, é que nunca imaginei que um simples blog na vasta imensidão da Internet iria me ajudar tanto a superar as fases difíceis da abstinência.
Passei natal, ano novo, carnaval, períodos extremamente propícios para voltar a fumar e permaneci firme no meu propósito.
Percebi que consegui controlar um outro problema até então considerado sem solução: Ansiedade!
Notei que ela era uma das maiores responsáveis pelo insucesso com relação ao fumo, porque disparava uma série de gatilhos que desembocavam necessariamente no cigarro.
Rompi também com a ansiedade!
Fiquei mais confiante com relação à minha atitude perante o próprio cigarro, pois hoje não tenho mais medo dele. Ele é que passou a temer a minha presença nos dedos dos amigos que antes me ofereciam - para testar minha força de vontade - e hoje se escondem porque eles (os amigos) se sentem impotentes perante o vício e verificam que eu tenho vencido sem demonstrar desespero ou sentimento de perda.
Obrigado aos comentários de apoio.
Obrigado ao amigo Vinho sempre presente, ao Cláudio também. Até o Artemus deu uma passada por aqui e me deixou muito feliz, pois aprendemos muito com a sua experiência (espero que recupere seu blog amigo).
E vamos em frente!

3 comentários:

Anônimo disse...

Há uma frase que você escreveu que acho fundamental: "tenho vencido sem demonstrar desespero ou sentimento de perda"... realmente. Nos primeiros dias, como é ainda o meu caso, o ex-fumante se sente frustrado por um vago sentimento de perda. Parece que perdemos algo, que estamos sendo roubados em alguma coisa que não sabemos bem o que é. No fundo, o ex-fumante "sente" que está lutando contra si mesmo, como se estivesse se privando de algo bom.
Tudo mentira. Tudo armadilhas que nosso próprio cérebro (esse traidor) arma contra a gente. Há que resistir. Contra essa "coisa" que nos impulsiona a fumar, existe porém remédio seguro: a razão e a contemplação sem medo de nossos medos. A razão nos diz claramente que não devemos voltar a fumar, podemos equacionar os motivos, dissecá-los e nos instruir, o que fortalece nossa vontade de romper com o vício. A contemplação sem medo de nossos medos, nos faz ver claramente que temos é MEDO de largar da muleta que a nicotina representa. Compreendendo isso de forma clara, não seremos dominados. É doloroso, mas funciona. Dia após dia, devagar, venceremos o vício. Afinal de contas, é apenas um vício.
Um abraço. Eu, um ex-fumante com apenas 25 dias sem nicotina, torço para que você alcance não os 120 dias, mas 1200, 12000 e mais.
beto

Anônimo disse...

120 dias, vencidos com consciência e lucidez, olhando de frente para o problema. É o caminho, Ferro, estou feliz por vc, parabéns! Abs Mônica

Anônimo disse...

Ai amigo,

120 dias sem Fumaça, realmente é uma grande conquista, Parabéns e continue firme e forte.
Acredito que não voltamos mais para esta porcaria que achavamos até um amigo ou ente querido, não dá para dizer que isso nos ajudava, isso somente nos roubava tempo e qualidade de vida.
Forte Abraço e uma vez mais Parabéns.
Vinho.